Prêmio Walter Schmidt

O Troféu Walter Schmidt leva o nome de uma importante personalidade da indústria brasileira de equipamentos médicos. Nascido na Alemanha em 19 de março de 1911, Walter Schmidt se formou em eletrotécnica na Universidade Royal Schule, em sua terra natal.

Sua história foi marcada por inovações e pioneirismo, sempre pesquisando, criando e estabelecendo procedimentos de padrão internacional em um tempo que não havia ainda os modernos controles de qualidade, na então incipiente indústria nacional.

Preocupado em elevar os padrões dos produtos destinados à Saúde, participou ativamente e padronizou as primeiras especificações de suas especialidades no inicio da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ainda na década de 50, preocupado com a mortalidade infantil e diante das dificuldades de importação, introduziu a primeira incubadora dotada de aquecimento por gravidade, no que foi pioneiro não só no Brasil como em toda a América Latina.

Por seu trabalho, visão criativa, espírito inovador e dedicação, Walter Schmidt é, sem dúvida, o pioneiro da medicina industrial no país. De fato, seu nome confunde-se nome com a história da indústria eletro-médica nacional. Além de incubadoras e Sistemas de Fototerapia para as maternidades do Brasil e de muitos países do mundo, Walter Schmidt também inovou em equipamentos para laboratório criando estufas, câmaras refrigeradas e uma infinidade de outros equipamentos que colocavam os laboratórios de análises brasileiros no patamar de qualidade dos melhores do mundo.

O Troféu Walter Schmidt, assim, não apenas preserva a memória de um dos grandes nomes da história médico-hospitalar brasileira como oferece um exemplo de trabalho, dedicação e amor à causa da saúde para as novas gerações.

Conheça os Premiados