A Fanem acaba de vencer um contrato de R$ 22 milhões do Ministério da Saúde do Governo da Etiópia. A companhia apresentou a melhor proposta frente a concorrentes de países como Alemanha, China, Estados Unidos, Índia e Suécia.

Segundo Djalma Luiz Rodrigues, diretor executivo da Fanem, a África tem despontado cada vez mais como um continente de boas oportunidades e potencial comercial. “Esta é uma das maiores vendas da nossa história, coroando as celebrações de 90 anos da empresa. É resultado de um grande esforço que estamos realizando para marcar presença no continente. Requer investimento contínuo e comprometimento em contribuir com a melhoria das condições do atendimento de saúde. Temos uma meta permanente de redução da mortalidade infantil”, ressalta o executivo.

Fernando Aguiar Jacinto, executivo da empresa para as operações na África, explica “Vários países estão estruturando ou modernizando seus sistemas de saúde. Os equipamentos desta concorrência serão instalados em hospitais de toda a Etiópia, como parte do seu pujante programa de crescimento e desenvolvimento”.

No total, serão exportados 2.625 equipamentos de neonatologia desenvolvidos e fabricados pela empresa, entre incubadoras de cuidado intensivo, fototerapias para tratamento de icterícia e CPAP de bolhas para tratamento de patologias respiratórias. “Para embarcar as 189 toneladas de equipamentos, serão utilizados 34 contêineres, que comportarão 3.500 caixas. Para se ter uma ideia do volume expressivo, se enfileiradas, estas caixas ocupariam mais de 3,5km”, explica Jacinto.

Fundada em 1924 na cidade de São Paulo, a Fanem exporta seus produtos para mais de 100 países, e cerca de 40% do seu faturamento é proveniente das vendas ao exterior. Atualmente, o continente africano representa importante parcela dos negócios da empresa. 


Sobre a Fanem

A Fanem é uma multinacional brasileira que fabrica produtos inovadores nas áreas de neonatologia e de laboratórios, aliando pioneirismo e tradição. Atuando neste segmento desde 1924, é uma das mais importantes indústrias nacionais de equipamentos médicos, líder de mercado em produtos neonatais e com know-how em equipamentos para laboratórios desde a sua fundação.  Várias vezes premiada por sua atuação como exportadora, comercializa hoje para mais de 100 países.  Investe anualmente, em média, 7% de seu faturamento em P&D. Com sede no estado de São Paulo, dispõe de três unidades industriais - duas no Brasil, em Guarulhos (SP), e uma no exterior, em Bangalore, Índia. Conta também com um escritório na Jordânia, em Amã e uma rede organizada de representantes em todos países em que atua.