Os bebês contaram com o amparo da tecnologia neonatal dos equipamentos Fanem. É o primeiro parto de quíntuplos do sul do país. Médicos do Hospital Alberto Seguín do Sistema de Saúde e Seguridade Social de Arequipa participaram do nascimento de quíntuplos.

O Sistema de Saúde e Seguridade Social (EsSalud) confirmou a evolução favorável do estado de saúde dos quíntuplos que nasceram com trinta semanas de gestação, na manhã de terça-feira, 27 de janeiro. O parto foi considerado de alto risco e foi cercado de toda a assistência médica necessária.

Olga Rodríguez (38) e Hugo Arrayán (40) receberam surpresos os novos integrantes da família, que são considerados os primeiros quíntuplos nascidos no Sistema de Saúde e Seguridade Social EsSalud, de Arequipa, e com um bom prognóstico apesar da prematuridade, graças aos cuidados da Unidade de Cuidados Neonatais Intensivos do Hospital Alberto Seguín Escobedo.

Enrique Taco Cornejo, chefe do Serviço de Obstetrícia do Hospital Nacional Carlos Alberto Seguín Escobedo, informou que o parto múltiplo teve início às 08h45 da terça-feira, 27 de janeiro, e que o primeiro bebê da família Rodríguez Arrayán, um menino, nasceu às 09h13, pesando 1,355 kg; o segundo bebê, uma menina, nasceu às 09h15, pesando 1,420 kg.

O terceiro bebê, também um menino, nasceu às 09h16, pesando 1 kg; o quarto bebê, uma menina, nasceu às 09h17, pesando 1,140 kg; e por último, o quinto bebê nasceu às 09h19, pesando 960 gramas.

Essa gravidez múltipla aconteceu após um tratamento de infertilidade que, de acordo com as primeiras ecografias, resultaria na chegada de quádruplos. No entanto, a natureza surpreendeu a familiares e profissionais, ao trazer um quinto bebê que não havia sido registrado pelos controles pré-natais, devido à posição dos bebês no ventre materno.

O serviço de neonatologia do hospital esclareceu que, apesar dos riscos inerentes à própria gestação, os quíntuplos estão evoluindo favoravelmente, contudo devem manter-se sob cuidados extremos devido à condição de serem prematuros.

Foi informado que um dos quíntuplos está com a saúde delicada, o que reforça o foco de atenção sobre ele na UTI Neonatal do EsSalud.

O administrador do EsSalud Arequipa, Fernando Farfán Delgado, esclareceu que tanto aos quíntuplos Rodríguez Arrayán como a seus pais  está sendo oferecida toda a atenção por parte do Sistema de Saúde e Seguridade Social e informou sobre o interesse da Presidente Executiva do EsSalud, que se acha atenta à evolução dos bebês e já colocou à disposição tudo que seja necessário para monitorar a correta evolução do quadro de saúde dos quíntuplos.

Hugo Rodríguez, pai dos quíntuplos, mostrou seu agradecimento ao EsSalud e aos profissionais que atenderam sua esposa Olga, nessa delicada intervenção, e também à equipe multidisciplinar da UTI Neonatal que oferece cuidados especializados a seus quíntuplos.

(FIN) RMC/MAO

Publicado: 29/01/2015
Fonte: Andina (Agência Peruana de Notícias)