Coroando a vocação e a capacidade para inovar presentes em seu DNA desde sua fundação, e também todos os esforços e investimentos empregados em pesquisa e desenvolvimento, a Fanem recebeu o Prêmio Inova Saúde 2014. O título de excelência em inovação oferecido pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO)  foi conquistado pela criação da Unidade Híbrida Duetto® 2386, equipamento estado da arte. A premiação ocorreu no último dia 16 de abril, em São Paulo.

Criada dentro dos mais elevados padrões de qualidade, a Unidade Híbrida Duetto® 2386 é o primeiro equipamento fabricado no Brasil de funções híbridas para tratamento neonatal, que opera tanto como Incubadora quanto como Unidade de Calor Irradiante. O produto e todos os seus acessórios proporcionam excelente versatilidade para utilização em todas as situações de cuidado ao recém-nascido, como Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sala de parto e berçário.

“A Fanem está muito orgulhosa e feliz com essa importante conquista no ano em que comemoramos nosso jubileu de 90 anos. Sempre desenvolvemos tecnologias pautadas pelas mais atuais normas internacionais, tendo sempre em primeiro lugar a responsabilidade do compromisso com a vida. Portanto, esse título de excelência em inovação reafirma nosso eterno comprometimento em melhorar a qualidade de vida de pacientes tão frágeis, como os prematuros e recém-nascidos em todo o mundo. E, claro, é um incentivo para que continuemos caminhando sempre em busca da inovação”, explica Djalma Luiz Rodrigues, diretor executivo da Fanem.

A premiação, que existe desde 2010, visa reconhecer indústrias nacionais determinadas a inovar no Brasil na área de saúde. Objetiva ainda estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, aumentando o patamar brasileiro em benefício da saúde humana. Além da Fanem, que participou de todas as edições do prêmio, outros 40 projetos inscreveram-se. Dentre todos os participantes foram selecionados cinco finalistas, concorrendo com inovações de alto nível.

O fato de ser um produto diferenciado, que introduz inúmeras inovações na maneira de cuidar dos prematuros e recém-nascidos, foi fundamental para que a Duetto® 2386 fosse a vencedora do Prêmio Inova Saúde 2014. Sua capacidade de reduzir os riscos de infecções e contaminações, pois foi desenhada para minimizar a inserção das mãos, também foi um ponto importante na decisão da comissão julgadora. Além disso, o equipamento conta com duas patentes depositadas e reúne uma série de características capazes de trazer contribuições importantes para a saúde humana, como por exemplo, recursos inéditos reunidos em um software de última geração.

“A concepção da Incubadora/Unidade de Terapia Intensiva Híbrida Duetto® 2386 é o maior avanço tecnológico dos últimos tempos na área neonatal. Tanto é fato que somente os Estados Unidos, Japão e agora o Brasil dispõem de um produto desta categoria. Nenhum outro equipamento é tão completo e com tantos diferenciais quando se trata de tecnologia neonatal”, enfatiza Rodrigues. O executivo faz questão de ressaltar que este produto, que levou quatro anos para ser totalmente desenvolvido, foi o último projeto realizado juntamente com a sua esposa Marlene Schmidt, diretora executiva da Fanem que faleceu em abril de 2012. Inclusive, o nome Duetto remete a essa parceria e também a dupla funcionalidade do equipamento.

 

Sobre a Fanem

A Fanem é uma multinacional brasileira que fabrica produtos inovadores nas áreas de neonatologia e de laboratórios, aliando pioneirismo e tradição. Atuando neste segmento desde 1924, é uma das mais importantes indústrias nacionais de equipamentos médicos, líder de mercado em produtos neonatais e com know-how em equipamentos para laboratórios desde a sua fundação.  Várias vezes premiada por sua atuação como exportadora, comercializa hoje para mais de 100 países.  Investe anualmente, em média, 7% de seu faturamento em P&D. Com sede no estado de São Paulo, dispõe de três unidades industriais - duas no Brasil, em Guarulhos (SP), e uma no exterior, em Bangalore, Índia. Conta também com um escritório na Jordânia, em Amã e uma rede organizada de representantes em todos países em que atua.