A Fanem, especialista em produtos nas áreas de neonatologia e de laboratórios, anunciou o investimento na startup de tecnologia Sensorweb, empresa catarinense especializada em soluções baseadas no conceito de “Internet das Coisas”.

O objetivo da Fanem é aprimorar ainda mais seu portfólio de monitoramento de equipamentos e facilitar o acesso às informações destes. A companhia já vem introduzindo em seus produtos características alinhadas eHealth e Telemedicina, empregando tecnologia própria. Associando-se a uma empresa especialista neste campo, a Fanem reforçará a oferta de produtos de ponta equiparando-se a poucos players internacionais que já dispõem de soluções com este tipo de tecnologia.

A SensorWeb já atua no setor de saúde com soluções que monitoram produtos críticos, inclusive no transporte e no armazenamento de medicamentos. Agora com a entrada da Fanem, ela poderá ampliar ainda mais o número de clientes. Para a SensorWeb, a entrada da Fanem na empresa tem um significado bastante estratégico do ponto de vista comercial. Segundo a empresa, além do aporte financeiro, eles contarão com uma frente comercial na área da saúde consolidada há 90 anos, o ajudará a fortalecer a marca e produto. Com a parceria, se abrirá a possibilidade de inovar em áreas que envolvem a integração entre produtos Fanem, utilizando software e a internet como meio de comunicação.

A atuação conjunta envolverá a integração das tecnologias de telemetria, monitoramento, transmissão e gerenciamento de variáveis de controle, agregando novas funcionalidades aos equipamentos. De acordo com o diretor – executivo da Fanem, Djalma Rodrigues, inicialmente a tecnologia será aplicada à linha laboratorial para monitoramento e registro de informações da cadeia do frio (temperatura e umidade). Posteriormente, a mesma tecnologia que envolve também acesso remoto, internet e armazenamento em nuvem, poderá ser utilizada em outras linhas de produtos.

O executivo projeta que no futuro, os equipamentos Fanem sejam todos monitorados remotamente por uma equipe de manutenção, reduzindo custos de deslocamento e de pessoas, o monitoramento de possíveis problemas e agilizando o tempo de atendimento ao cliente. A Sensorweb tem uma solução 100% nacional, que abrange desde os sensores, até o portal Web para registro e monitoramento das informações.

Entre as soluções, está uma plataforma de software que permite interagir com diversos tipos de sensores e equipamentos eletrônicos através da internet (em computador, smartphone ou tablets) e sensores sem-fio de temperatura, umidade e detecção de abertura de portas, voltados especialmente para a cadeia do frio, abrangendo os processos de produção, armazenamento, transporte e comercialização de produtos de saúde e alimentos.

Também serão incorporados aos produtos centrais de monitoramento multi-propósito, que permitem concentrar dados de múltiplos tipos de sensores, transmitindo-os via Internet através de suporte Ethernet convencional, sem-fio (Wifi) e/ou celular (GPRS/3G).