Após 7 anos de análise e enfrentando forte concorrência, a multinacional brasileira recebe a patente pela invenção do equipamento inovador de fototerapia nos EUA, o mercado mais exigente e competitivo do mundo.

A Fanem, líder brasileira na fabricação de equipamentos de neonatologia, acaba de receber a carta-patente do United States Patent and Trademark Office - USPTO (Escritório de Marcas e Patentes dos EUA) pela invenção do Bilitron, o principal e mais inovador equipamento de fototerapia voltado para tratamento da icterícia neonatal.

Utilizado internacionalmente, o produto da Fanem que já era adotado nos hospitais referenciados do mundo todo, além da patente do USPTO, foi reconhecido em 2010 como tecnologia inovadora pela principal organização mundial da saúde.

O Bilitron, produto com maior número de certificações do mercado brasileiro, com mais de 10 certificados na área da saúde, sofreu uma criteriosa análise para recebimento da patente, que durou cerca de 7 anos, o mais longo processo deste tipo dos últimos 14 anos.

Como forma de reconhecimento pela invenção e demora, o escritório de patentes privilegiou a Fanem com mais 05 anos, aproximadamente, de direitos sobre a propriedade intelectual da tecnologia do Bilitron nos EUA, ampliando seu prazo até 2028.

O USPTO promove a proteção da propriedade intelectual (PI) no território dos Estados Unidos e é considerada uma das agências federais para a concessão de patentes e registro de marcas mais fortes e eficazes do mundo. “Para nós, esta carta-patente alavancará de maneira representativa as vendas do Bilitron já que o mercado norte-americano é o maior entre todos os continentes, além de aumentar nossa visibilidade em âmbito global”, comemora Djalma Luiz Rodrigues, diretor executivo da Fanem.

Sobre o Bilitron Em 2004, com a chegada da família Bilitron, a Fanem introduziu mundialmente a tecnologia Super LED, surpreendendo todo o mercado com a eficácia de seu tratamento, ocasionando também uma significativa redução na permanência de internação do paciente e quase extinção do invasivo processo de exsanguinea transfusão consolidando definitivamente a fototerapia de Leds como uma das mais avançadas e eficientes terapêuticas para tratamento da icterícia.

Com o uso da tecnologia Super LED há uma comprovada redução de 40% no tempo do tratamento dos bebês, em comparação com fototerapias halógenas, além de não emitir raios infravermelhos e ultravioletas. Proporcionando, portanto, mais conforto e segurança para o paciente e economia aos hospitais. Hoje, a Fanem disponibiliza para venda os modelos Bilitron 3006, Bilitron Bed 4006 e o Bilitron Sky 5006, último lançamento da família, ideal para bebês com maior área corpórea. Sobre a Fanem Empresa brasileira líder na fabricação de produtos de neonatologia, a FANEM detêm 85% do mercado nacional.

É a companhia brasileira com maior representatividade internacional na indústria mundial de equipamentos médicos, em especial de neonatologia, com grande expressão no mercado global do segmento de incubadoras.

A empresa exporta seus equipamentos para mais de 100 países e em 2012 suas vendas para o exterior cresceram mais de 30% em comparação com o período anterior.

Informações para a imprensa:
EPR Comunicação Corporativa
11 3815-2910
www.epr.com.br
Edna De Divitiis – edna.d@epr.com.br
Samanta Coelho – samanta@epr.com.br
Adriana Catelli – adriana.c@epr.com.br