Para manter-se à frente no competitivo mercado de equipamentos para a saúde a Fanem sempre apostou em inovação. É neste pilar que está apoiado o sucesso da fabricante brasileira, sempre um passo à frente dos demais fabricantes, lançando constantemente novidades que renovam sua linha de produtos e tornam-se referência. Foi assim desde o início na década de 1920, quando o fundador Walter Schmidt lançou os aparelhos eletromédicos pioneiros no Brasil, entre eles a primeira incubadora. Atualmente a empresa investe em média 8% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

 

As inovações da FANEM, a maioria protegidas por patentes, impulsionam o desenvolvimento da indústria brasileira de equipamentos médicos. Em âmbito internacional, a fabricante também é responsável por introduzir novos conceitos representados por produtos inovadores, caso das fototerapias Bilitron Bed, a primeira do tipo reversa de Leds, e Bilitron Sky, pioneira no tratamento de bebês com maior área corpórea. Apenas nos últimos três anos, foram 12 os novos produtos lançados com características inovadoras pela Fanem:

 

 

Bilitron Bed – Primeira fototerapia reversa e reflexiva de Leds

 

Bilitron Sky – Primeira fototerapia de Leds para bebês com maior área corpórea

 

Thor – Único instrumento do mundo que reúne no mesmo aparelho a medição dos parâmetros de rotinas médicas (temperatura, umidade, oxigênio e radiancia).

 

Ampla – Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal com a maior tecnologia embarcada do mercado, reunindo mais de 40 opcionais em um único aparelho. Entre algumas das inovações estão:

-sistema de fototerapia sem perda de foco (mesmo quando se movimenta o leito o foco de luz mantém - se na mesma posição);

 - primeira unidade capaz de conter balança, fototerapia reversa, fototerapia direta, raio X, colchão térmico sem que as funções individuais de cada item seja prejudicada.

Babypuff – Este produto tem grande aceitação no mercado internacional. Para trazer maior mobilidade, uma nova versão foi lançada, desenvolvida com as mesmas características, porém com a vantagem de empregar material plástico, mais leve, facilitando o atendimento emergencial. Por estas características, o novo Babypuff é indicado também para utilização em ambulâncias ou helicópteros.

 

 

Babypap – Permite maior facilidade ao usuário no ajuste do aparelho ao paciente, graças ao inovador sistema de gorro banda elaborado com material dry fit antialérgico com óculos para proteção quando utilizado o CPAP simultaneamente à fototerapia.

 

Berço Koala – Primeiro berço de fabricação brasileira com ajuste ergométrico que facilita a interação do profissional e da mãe durante os procedimentos com o bebê.

 

Incubadora de Transporte Stork Rover - Destinada ao transporte de alto risco de bebês prematuros ou recém-nascidos com graves enfermidades. O grande diferencial deste equipamento está no seu Display LCD (Cristal Líquido com Back-Light), que permite controlar, por meio de um software exclusivo, todos os parâmetros operacionais: temperatura do ar interno, da pele e concentração de oxigênio. Além disso, possui quatro cilindros, o que garante ao equipamento maior autonomia para o transporte.

 

Caixa de Aquecimento – Caixa para contraste radiológico que facilita a fluidez durante os procedimentos a uma temperatura adequada.

 

Câmaras de Sangue e Vacina – O produto dispõe de tecnologia avançada em relação aos demais do mercado. O mesmo equipamento é capaz de realizar a conservação de sangue e de vacina. Possui um display LCD com 32 caracteres e um software personalizado desenvolvido pelos engenheiros da Fanem, que possibilita controle total de sua utilização.

 

Autoclave FKO 420C – equipamento sofisticado de biossegurança que permite ao usuário programar o tempo e a temperatura durante o processo de esterilização a vapor com um sistema que opera em tempo reduzido. Possui um sistema eletrônico capaz de se ajustar em diferentes altitudes. 

 

Centrífuga Excelfa Flex 340– produto moderno composto por quatro cruzetas que realizam diferentes rotações (de 1000 a 4000 rpm). É totalmente automatizado e ajustável em termos de aceleração, além de possuir um sofisticado sistema eletrônico para detecção de desbalanceamento.

 

Padrão de qualidade

 

Desde o seu início na década de 1920, é característica inerente à cultura da Fanem a constante preocupação com a qualidade. O controle realizado pela empresa usa como referência padrões internacionais baseados nas normas técnicas da série IEC 60601-1 e suas normas colaterais e específicas, mesclando também padrões internos decorrentes de anos experiência, know-how e desenvolvimento tecnológico. A Fanem emprega ferramentas avançadas de monitoramento em todas as etapas e processos que envolvem a produção dos seus equipamentos, desde o nascimento do projeto, design, escolha de fornecedores de componentes e matérias-primas, produção, venda, até a entrega do produto final.

As equipes profissionais são treinadas para a aplicação das normas técnicas nacionais e internacionais, bem como para a gestão do sistema de qualidade baseado nas normas ISO 9001:2008; ISO13485:2003; e nas Boas Práticas de Fabricação – BPF. 

 

Hoje, há 34 famílias de produtos certificados que a empresa mantém em seu catálogo, além de quatro certificações do Sistema da Qualidade. A Fanem está trabalhando de forma pioneira no processo para a obtenção de certificação RoHs para a produção de equipamentos livres de metais pesados, e também UL, para ingresso no mercado norte-americano. A empresa é submetida a constantes auditorias pelos diversos órgãos de certificação que atestam a qualidade dos produtos, por no mínimo, duas vezes ao ano.

 

 

 Informações para a imprensa:

EPR Comunicação Corporativa

# 11 3815-2910

www.epr.com.br

Edna De Divitiis – edna.d@epr.com.br

Bruna Calandro – bruna@epr.com.br